Mappa mostrando a nova fronteira entre o Brasil e a Bolivia na regiao austral de Matto Grosso
Informações gerais
Autoria:
Ano de execução:
Título da edição:
Mappa mostrando a nova fronteira entre o Brasil e a Bolivia na regiao austral de Matto Grosso
Editora:
Imprensa Nacional
Local de edição:
Rio de Janeiro
Data de edição:
1904
Idioma:
Português
Escola:
Notas:
O mapa apresenta as mudanças na fronteira entre o Brasil e a Bolívia comparando o traçado estabelecido pelo Tratado de Ayacucho de 1867 (identificado pela linha contínua vermelha) e a nova fronteira resultante do Tratado de Petrópolis de 1903 (identificado pela linha tracejada vermelha). Essas modificações de fronteira estão relacionadas à serie de negociações levadas a cabo pelo Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco, com as repúblicas vizinhas. Em especial, o Tratado de Petrópolis foi resultado da diplomacia entre o Brasil e a Bolívia, pondo fim as disputas territoriais na região do atual Acre. Como parte da negociação, o Brasil cedeu territórios e águas da bacia do Rio Paraguai, como a Baia Negra.

O mapa também apresenta parte do curso do Rio Paraguai e seus afluentes, assim como algumas localidades próximas ao rio e fronteira (tais como ilhas, centros urbanos, montes etc.)

Observação: Existe outro mapa com o mesmo título nessa coleção cartográfica, mas com dimensões diferentes e mais informações topográficas.
Dados geográficos
Meridiano:
Rio de Janeiro
Rosa dos ventos:
Não
Dados físicos
Impressão:
Comprimento:
43
Largura:
30
Cor:
Colorido