Dados do Mapa

Planta topo hydrographica da Bahia de Caceres; feita pela commissao demarcadora dos limites entre o Brazil e a Bolivia de 1875
Informações gerais
Autoria:
Ano de execução:
Título da edição:
Editora:
Imprensa Nacional
Local de edição:
Data de edição:
Idioma:
Português
Escola:
Notas:
-O mapa retrata a região de Caceres, pertencente ao atual Mato Grosso no Brasil. Sua temática principal é a modificação das fronteiras entre o Brasil e a Bolívia, como evidenciado pelas linhas vermelhas em destaque ("Linha de limites da Bahia Negra á Lagôa de Caceres"). Essa que atravessa parte da Lagoa, e se liga a uma outra linha vermelha pontilhada que corresponde aos graus de coordenada da mudança de fronteiras ("27º 01' 22' N E").

-Cita-se que Caceres foi um local estratégico para as bases de apoio brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). O mapa pode ser interessante para um estudo das fronteiras com a Bolívia, nesse quesito, e nas rotas de acesso ao outro território.

-As cidades- em letras bastão, com iniciais maiúscula- se concentram nos entornos do rio. Podem ser uma fonte de estudos sobre a ocupação da região e sua relação com a geografia local, como o impacto das rotas aquáticas e do meio geográfico para a urbanização da região de Caceres.

-São presentes topônimos com relação a línguas indígenas, como "Corumbá". Vale-se a nota de que corresponde a maior cidade da região. Portanto pode ser uma fonte sobre o estudo da relação dos estrangeiros com os indígenas que habitavam nas proximidades da Lagoa, e na continuidade de sua memória pelos topônimos.

-São identificados topônimos que condizem com a identificação de locais físicos como pontos de referência, como "Bananal" e "Engenho".

-No mapa a "Estrada da Bolívia" circunda regiões próximas ao rio, atravessa pequenas cidades em seus entornos, e as conecta com os centros urbanos de Corumbá e Ladario. Indício que pode ser uma fonte de estudos sobre a relação das rotas de comércio no interior do Mato Grosso e a proximidade ao Rio Paraguay, ou a conectividade de comércio entre o Brazil e a Bolívia pelas rotas aquáticas e terrestres -a considerar seu impacto na configuração do ambiente ecológico e do terreno-.

-O mapa apresenta o nível da água no curso da rota de navegação da Lagoa dos Caceres até sua conexão com o Rio Paraguai. Observa-se que antes de contabilizar o nível dentro da Lagoa (próximo ao topo do mapa), os números variam de "3,4" a "3,1". Dentro da Lagoa, o nível diminui e se concentra em números entre "2,4" e "3,1". Já na conexão com o Rio Paraguai, os números voltam a aumentar e permanecem entre "2,8" e "4,96". Tais dados podem ser interessantes para um estudo da navegação da região, assim como um estudo da hidrografia da Lagoa de Caceres. Como, também, um estudo da mudança do nível da água da Lagoa a partir das mudanças climáticas, e do aumento da malha urbana em seus arredores.

-Cita-se, como nota de curiosidade, que em 1874 a região foi institucionalizada como cidade a partir de uma homenagem ao padroeiro e fundador da cidade, São Luiz de Caceres.

-Cita-se, como nota de interesse nos estudos mais contemporâneos, que a região atualmente está situada dentro da Amazônia Legal -legislação de 1953 com o intuito de incentivar a integração da bacia amazônica as demais regiões do Brasil, e promover seu desenvolvimento e ocupação por incentivos fiscais e políticas públicas-. Assim, esse mapa seria uma boa fonte para o estudo da expansão da malha urbana e sua configuração, em mapas que retratam a região após 1953.
Dados geográficos
Meridiano:
Rosa dos ventos:
Não
Área geográfica:
Dados físicos
Impressão:
Gráfica Colorida
Comprimento:
Largura:
Cor:
Colorido