Informações gerais
Notas:
Miguel Angelo de Blasco, nativo de Gênova e engenheiro militar previamente empregado pela dinastia Habsburgo, entrou para o serviço a Coroa portuguesa em 1750 e compôs a equipe técnica de demarcação do Tratado de Madri. Esteve no território do atual Brasil nos anos 1751-1761. Nesse período, durante seu trabalho na comissão demarcatória, realizou obras cartográficas relacionadas a Guerra Guaranítica, como o No Profil do Rio Jachuy no passo ganhado pelos Portuguezes no estado da enchente que houve no mez de outubro de 1754 (1754), Prospecto do Rio Jacuí no estado da enchente que teve em o mês de outubro do ano de 1754 inundando todos os acampamentos (1754), Planta da forma em que campava o Exercito portugues na Marcha de S. Gonçallo p.a as Misçoens (1755) e o próprio Mappa [1756]. Essa produção se encarregou de mostrar o exército português na sua expedição militar contra os guarani, registrando suas vicissitudes, hierarquias, disposição de acampamento, armas, tropas e principalmente, os momentos tidos como cruciais e vitoriosos da expedição.
Linhas coloridas demarcam as fronteiras entre a América portuguesa (vermelho) e a América espanhola (amarelo). Tracejado avermelhado denota o trajeto da expedição militar conjunta das Coroas portuguesa e espanhola, tanto dentro dos seus territórios quanto sua penetração no território guarani. Eventos notados como significativos pelo autor do mapa foram destacados com letras, de A a I. É mencionado no mapa que ele seria complementado por outra obra: "A Longitude q. vay da Missaõ de S. Ângelo athe a Costa do Mar se mandará em Mappa separado logo q. será concluido". Segundo Tau Golin, estudioso da Guerra Guaranítica, Gomes Freire de Andrade foi governador do Rio de Janeiro e Joam Bento Python era um geógrafo francês. As diferenças tipográficas se dão no tamanho da fonte, sendo as maiores para o Mar do Paraguai e o Rio da Prata, e as menores para as diferentes localidades anotadas.
Dados de ano de execução e escala retirados da Biblioteca Nacional da França. Bibliografia: GOLIN, Luiz Carlos Tau. Cartografia da Guerra Guaranítica. Navigator, v. 7, n. 14, p. 46-58, 2011.
Dados geográficos
Dados físicos