Mappa geral da Republica dos Estados Unidos do Brasil: Publicado por occasião da Exposição Nacional de 1908 por ordem do Exmº Snr Ministro da Industria, Viação e Obras Publicas Dr MIGUEL CALMON DU PIN E ALMEIDA
Informações gerais
Autoria:
Ano de execução:
Título da edição:
Editora:
Secção Cartographica - Companhia Lithographica Hartmann-Reichenbach
Local de edição:
São Paulo e Rio [de Janeiro]
Data de edição:
1908
Idioma:
Português
Escola:
Notas:
Mapa pertencente à série "Brasil Missão de Expansão", publicado por ocasião da Exposição Nacional de 1908, evento comemorativo do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil. A exposição foi promovida pelo Governo Federal e realizada na Cidade do Rio de Janeiro, no atual bairro da Urca, no período entre 11 de agosto de 1908 e 15 de novembro de 1908. Também denominada "Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil", teve como objetivo principal apresentar a nova capital da República - que havia sido urbanizada pelo então Prefeito Francisco Pereira Passos e saneada pelo cientista Oswaldo Cruz - às autoridades e representantes nacionais e estrangeiros que ali compareceram. Tratou-se de uma grande exibição de produtos naturais e manufaturados, oriundos dos principais estados brasileiros. Pavilhões foram especialmente construídos para o evento, que correspondiam aos estados, além do pavilhão de Portugal, país convidado. Incluía, ainda, pavilhões da Fábrica Bangu, do teatro João Caetano, dentre outros.
A exposição seguia o modelo das Exposições Universais, bem ao gosto do momento de transição do século XIX para o século XX, quando civilização e projeto técnico eram pautas que estavam em destaque nos cenários internacional e nacional.
O mapa faz parte da coleção cartográfica da Biblioteca Oliveira Lima (Oliveira Lima Library, também conhecida como Biblioteca Ibero-Americana), fundada em 1920 na Universidade Católica da América em Washinton DC.
O mapa do Brasil foi confeccionado com riqueza de detalhes, na medida em que localiza e nomeia, com sinalizações diferenciadas, a capital do país, as capitais dos estados, as vilas e povoações, bem como o curso de rios com indicações de navegação e estradas de ferro (em operação, em construção e projetadas). Estão representados também os percursos dos cabos telegráficos submarinos e das linhas telegráficas aéreas.
Vê-se a alta concentração de cidades e população na faixa atlântica. Em termos de interiorização, os destaques são os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Já em grande parte da região centro-oeste, parte do nordeste e a totalidade do norte, vê-se um esvaziamento de indicações de cidades e povoados.
Há, portanto, uma indicação clara da intenção de mostrar aos visitantes o Brasil como um país moderno, com uma capital federal modernizada equiparável às capitais europeias; um país com bom potencial de expansão do transporte interno (vias férreas e fluviais) e bem servido de meios de comunicação (cabos telegráficos), bem como a sua capacidade de escoamento e recepção de mercadorias por via portuária (navegação costeira e transporte transatlântico de produtos).
Por outro lado, em contraste com a mostra de características indicadoras de modernização e desenvolvimento, há também a intenção de mostrar a grandeza de um território ainda pouco explorado, com alto potencial para o investimento estrangeiro.
Em suma, o mapa funciona como uma propaganda de um Brasil que supostamente traçava um caminho para o progresso tecnológico, com potencial desenvolvimento econômico, pronto pra ingressar num restrito clube de nações ditas desenvolvidas à luz do capitalismo, com o fim de fechar negócios e atrair investimentos.
Referências aos engenheiros Jerônymo Baptista Pereira e Francisco Bhering (1867-1924), incluindo polêmicas acerca da confecção do mapa poderão ser encontradas no trabalho de Rildo Borges Duarte, «A disputa de concepções de território, ciência e nação na elaboração do “Mappa Geral da República dos Estados Unidos do Brasil” de 1908», Terra Brasilis [Online], 11 | 2019, posto online no dia 31 agosto 2019, disponível na URL: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/3586; DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.3586
Foram encontradas duas versões do documento nas seguintes instituições / endereços:
Library of Congress Geography and Map Division Washington, D.C.
URL https://www.loc.gov/resource/g5400.ct000637/?r=0.116,-0.01,0.996,0.42,0
Arquivo Nacional - Fundo Cartográfico Francisco Bhering (BR RJANRIO F4.0.MAP.74).
URL https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br
https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/Pesquisa_Livre_Painel_Resultado.asp?v_CodReferencia_id=340881&v_aba=1

Dados geográficos
Meridiano:
[Rio de Janeiro]
Rosa dos ventos:
Não
Dados físicos
Impressão:
Gráfica Colorida
Comprimento:
91
Largura:
90
Cor:
Colorido