Informações gerais
Título da edição:
[Atlas do Brazil] Sociedade Nacional de Agricultura: Seccão Geographia Agrícola
Editora:
Weiszflog Irmãos
Local de edição:
São Paulo
Idioma:
português/francês
Notas:
Parte integrante do “Atlas do Brazil” publicado pela “Sociedade Nacional de Agricultura: Seccão Geographia Agrícola” e vencedor do “grande prêmio na Exposição Nacional de 1908” (exposição comemorativa do centenário da vinda da família Real de Portugal para o Brasil. Faz parte de um conjunto de 39 mapas e 10 diagramas.
Na parte inferior do mapa aparece a marca do estabelecimento gráfico Weiszflog Irmãos, responsável pela impressão do mapa. A editora em questão se estabeleceu no campo da venda de livros didáticos e se integrou à indústria de mercados escolares em São Paulo na década de 60 (Soares, 2010). O mapa venceu o grande prêmio na exposição nacional de 1908, no Rio de Janeiro. O evento marcava os 100 anos da abertura dos portos para o livre comércio e o processo de constituição da economia do Brasil, como descreveu o Dr. Alfredo Becker, na Assembleia Legislativa de 1907, enquanto apresentava o decreto que construiu a base para organização da Exposição Nacional de 1908, um ano depois.
O mapa contém duas flechas: uma verde, indicando os produtos importados, e outra em vermelho, demonstrando os produtos exportados pelo Estado do Espírito Santo. São citados também os estados fronteiriços da época (Bahia, Minas Geraes e Rio de Janeiro). Do ponto de vista físico, são citados os rios que cruzam o estado (Destacando-se o de maior volume: Rio Doce) e as serras que interferem no relevo (Serra da Chibata, Serra do Espigão, Serra dos Aymorés [Em divisa com Minas Geraes], Serra dos Pitoes, Serra dos Purys [Em divisa com o Rio de Janeiro], Serra do Apolinario e Serra do Pombal). Está presente também o Oceano Atlântico, que banha o leste do estado.
Dados geográficos
Dados físicos
Impressão:
Gráfica Colorida