Notas
:
Encadernação: mapa recortado em 12 partes, sendo 3 colunas na vertical e 4 na horizontal. Para conservação, ele foi entelado em tecido de linho, que permite a dobradura.
O mapa possui alguns aspectos relevantes, tais como o destaque para o relevo hachurado, cidades, vilas e povoados destacados e toponímia abundante. Mapa em P/B, exceto pela linha vermelha que delimita as fronteiras da "Província de Santa Cruz". Conforme se observa no mapa, essas fronteiras seriam estabelecidas de acordo com fatores geográficos, como rios, relevos, entre outros.
Este mapa foi produzido por José Silvares sob encomenda do deputado Antonio Cândido da Cruz Machado, através dos quais ele pretendia ampliar seus projetos de reorganização do território nacional com a criação de novas províncias. O ex-primeiro ministro do Império, João Alfredo de Corrêa de Oliveira, também participou do projeto como colaborador ao lado do deputado Cruz Machado. Diferentemente de outros mapas desta mesma coleção, não se sabe ao certo quem foi o gravador do mapa. As iniciais do artista se encontram no canto inferior direito: "J. G. Th."
Inscrições
:
Título completo: Provincia de Santa Cruz segundo o projecto de nova dimensão do Imperio pelo Deputado CRUZ MACHADO mandado lithographar pelo Illmo. Exmo. Sñr Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, Ministro do Imperio e desenhada por José Ribeiro da Fonseca Silvares, 1873.
Carimbo/marca de proveniência na parte inferior esquerda: "Ibero-American Library | Catholic University of America | Washington D.C.", sobre o meridiano 0 e o paralelo 20.
Inscrição a caneta abaixo do carimbo/marca de proveniência: "17161".
Inscrição impressa na parte de baixo central e foram do mapa da editora do mapa: "Lit. do Archivo Militar. 1875".
Inscrição a lápis na parte inferior direita, fora do mapa: "4415".
Inscrição impressa no canto inferior direito: "J. G. Th.".
Inscrição a lápis no canto inferior direito: "16".