Local de nascimento:
Bristol
Local de falecimento:
Filadélfia
Descrição:
Geógrafo americano, trabalhou como professor antes de se tornar editor e diretor na publicação de livros e mapas. Por mais de 50 anos a Mitchell School and Family Geography, foi uma das editoras mais proeminentes de mapas e atlas nos Estados Unidos.
Samuel Augustus Mitchell (o velho) começou sua carreira como editor de mapas no começo dos anos 1830. Tendo trabalhado como professor em escola, Mitchell era frustrado com a baixa qualidade e inacurácia dos textos escolares do período. Seus primeiros mapas foram uma tentativa de corrigir este problema. Nos próximos 20 anos Mitchell se tornaria o mais proeminente editor de mapas estadunidense de meados do século XIX. Mitchell trabalhou com gravadores também bastante proeminentes como H. S. Tanner e H. N. Burroughs antes de obter os copyrights integrais de seus mapas em 1847. Em 1849 Mitchell se juntou com a gráfica Cowperthwait & Company afim de produzir o Atlas Universal Mitchell (Mitchell's Universal Atlas) e o Atlas Geral Mitchell (Mitchell's General Atlas).
A companhia Mitchell foi uma das primeiras a tentar a nova técnica de gravação em chapas de aço, passando a utilizar o aço quase 20 anos antes do que o resto da indústria editorial. Ele já estava imprimindo em aço no início dos anos 1830, enquanto a mudança do mercado para o aço se deu aproximadamente nos anos 1850. Durante os primeiros anos da companhia, Mitchell publicou principalmente mapas e guias de viagens, até 1846, quando ele adquiriu o copyright do Novo Atlas Universal de Tanner. Foi nesse mesmo ano, de 1846, que Mitchell mudou seu meio de gravação para a gravação em chapas de aço como o meio principal de impressão de sua companhia. O Novo Atlas Universal (New Universal Atlas) foi publicado até 1859. Em 1860, foi substituído pelo Novo Atlas Geral de Mitchell (Mitchell's New General Atlas), e então o Mitchell mais velho se aposentou, deixando o negócio para seu filho de mesmo nome.
Como no final dos anos 1850 a maioria dos copyrights de Mitchell haviam sido vendidos para a Desilver and Co., que continuou a publicar seus mapas, muitos até com as bordas e esquema de cores modificados, seu filho, Samuel Augustus Mitchell Jr, assumiu o negócio do pai e recomprou a maioria dos copyrights de volta da Desilver e, de 1860 em diante, passou então a publicar o seu próprio Novo Atlas Geral (New General Atlas). Assim, o Novo Atlas Geral foi publicado até 1893. Outros Atlas Mitchell também foram publicados após a morte de Mitchell Sr, em 1868, tais como o Atlas Escolar (School Atlas (1839-1886)) e o Atlas Antigo, Clássico e Sacro (Ancient Atlas, Classical and Sacred (1844-1874)).
O Mitchell mais jovem se tornou tão proeminente como seu pai no negócio de edição de mapas e continuou publicando Atlas até os anos 1890 quando, a essa altura, empregava 250 pessoas e vendia 400,000 publicações por ano. Depois disso, Mitchell Jr. vendeu a maior parte dos copyrights e a firma dos Mitchell fechou suas portas para não mais reabrí-las.
Profissão:
Editor (1831-1860)