Local de nascimento:
Hessen
Local de falecimento:
Basiléia
Descrição:
Três nomes dominaram a cartografia no século XVI: Mercator, Ortelius & Munster. Desses três, Sebastian Münster (1489 – 1552) foi quem mais divulgou o conhecimento geográfico pela Europa na primeira metade do século XVI. Sua obra Cosmographica, publicada em 1544, incluía uma quantidade enciclopédica de detalhes sobre o mundo conhecido e desconhecido. A obra atingiu a marca de quase quarenta edições em seis línguas. Münster foi um eminente matemático e lingüista, professor de hebraico na Universidade de Heidelberg e posteriormente na Basiléia, onde se estabeleceu em 1529. Em 1528, confeccionou seu primeiro mapa da Alemanha, apelando aos eruditos que lhe enviassem descrições das vilas, cidades e rotas de comércio. Recebeu tantas contribuições que lhe permitiram atualizar e aprimorar os mapas impressos em seu Atlas.
Ele foi o primeiro a fornecer um mapa separado para cada um dos quatro continentes conhecidos e o primeiro a separar e imprimir um mapa da Inglaterra. Seus mapas, impressos de blocos de madeira, são muito valorizados por colecionadores. Suas duas maiores obras, a Geographia (nova edição da obra de Ptolomeu) e a Cosmographia, foram publicadas na Basiléia por seu enteado, Henri Petri, que continuou a publicar muitas edições após a morte de Münster, por praga, em 1552.
O domínio de Münster do mercado cartográfico foi relativamente curto uma vez que Abraham Ortelius produziu o seu Theatrum Orbis Terrarum em 1570.
Profissão:
Cosmógrafo (1510-1552)
Matemático (1510-1552)
Professor (1510-1552)