Local de nascimento:
Pádua
Local de falecimento:
Bolonha
Descrição:
Nativo de Pádova, foi o primeiro Italiano a preparar um Atlas impresso de sua terra Natal, embora, ele só tenha sido completado e publicado 3 anos após sua morte por seu filho Fábio. Os mapas eram baseados nos de Gastaldi, Vavassore e outros. Muitos foram gravados por Benjamim Wright, o famoso gravador inglês. Foi professor de Astronomia, Astrologia e Matemática da Universidade de Bolonha. Magini também editou uma nova versão da geografia de Ptolomeu com mapas gravados por Girolamo Porro.
Como cartógrafo, a obra de sua vida foi a preparação de Italia ou o Atlante Geografico d'Italia, impresso postumamente pelo filho de Magini, Fábio, em 1620. Esta obra pretendia incluir mapas de todas as regiões italianas com a nomenclatura exata e notas históricas. Um grande projeto, sua produção (iniciada em 1594) provou-se muito cara e Magini teve que assumir vários cargos adicionais ao seu para poder financiá-la, incluindo se tornar o tutor de matemática dos filhos de Vincenzo I de Gonzaga, Duque de Mantua, o grande patrono das artes e ciências. Ele também serviu como astrólogo da corte. O Duque de Mantua, a quem seu atlas é dedicado, o auxiliou em seu projeto e permitiu que os mapas dos vários estados da Itália fossem trazidos até Magini. Os governos de Messina e Genova também auxiliaram Magini financeiramente em seu projeto. Magini nunca fez nenhum mapa de punho próprio, sempre contou com auxílio de outros cartógrafos para desenhar os mapas.
Se correspondeu com Tycho Brahe, Clavius, Abraham Ortelius e Johann Kepler. Sua correspondência foi editada em 1886 por Antonio Favaro.
Morreu em Bolonha, no ano de 1617.
Profissão:
Astrônomo (1577-1617)
Cartógrafo (1577-1617)
Matemático (1577-1617)