Local de falecimento:
[Amsterdã]
Descrição:
A data de nascimento de Doncker não foi registrada. Contudo, a partir de um documento que registra seu matrimônio em 1648 com Elizabeth Abrahamsd em Amsterdã quando ele contava 22 anos de idade, podemos deduzir que seu nascimento se deu por volta de 1626. Pouco, ou quase nada, é conhecido de sua juventude, mas apenas três anos após seu casamento há registro de que ele teria vivido em Nieuwe Brugsteeg, em uma casa conhecida como "Stuurmans Gereetschap", uma região de Amsterdã. Aqui Doncker se estabeleceu criando e publicando uma enorme quantidade de materiais sobre navegação. Por volta de 1647 Doncker já era membro da corporação de ofício dos editores de livros e manteve sua livraria por 50 anos.
Doncker entrou no negócio como compilador e revendedor de cartas de navegação e auxílio a navegadores, como guia de pilotos, atlas marítimos e livros sobre a arte de navegar. Suas cartas eram as mais atualizadas na segunda metade do século dezessete, continuando a experiência e reputação estabelecida por seus predecessores nos 50 anos que se seguiram ao estabelecimento, pelos holandeses, de sua Companhia de Comércio com as Índias Orientais, em 1602.
Diferentemente de seus contemporâneos, Doncker corrigiu e melhorou suas cartas regularmente, substituindo com novas cartas aquelas que já estavam obsoletas. Essa busca consciente por cartas extremamente acuradas está refletida no desenvolvimento do seu Atlas Marítimo, que foi publicado, no mínimo, 30 edições conhecidas e apenas teve publicação encerrada em 1712.
Doncker também trabalhou próximo a outros cartógrafos bem conhecidos como Pieter Goos, a família Jacobsz (lootsman) e Johannes van Loon na produção de um guia de piloto, o Zeespiegel.
Profissão:
Cartógrafo (1647-1699)
Editor (1647-1699)