Dados do Autor

GASTALDI, GIACOMO
Datas:
1500-1576
Local de nascimento:
Villafranca Piemonte
Local de falecimento:
Veneza
Descrição:
Gastaldi foi engenheiro em Veneza, iniciando suas atividades como cartógrafo somente em 1544. Trabalhou com os editores Nicolo Bascarini e Giovanbattista Pedrezano.

É considerado o principal cartógrafo da "escola Lafreri". Nascido no Piemonte, trabalhou em Veneza e se tornou Cosmógrafo da República Veneziana. Karrow o descreveu como "um dos mais importantes cartógrafos do século XVI e, certamente, o melhor cartógrafo italiano de sua época...".

O primeiro trabalho geográfico de Gastaldi foi um mapa da Alemanha, datado de 1542, para uma nova edição da “Geographia” de Ptolomeu, embora este trabalho não fosse publicado até 1548. Gastaldi também trabalhou em um grande número de mapas nessa mesma época e que foram utilizados como fontes para o trabalho de outros cartógrafos – os mapas da Sicilia de Ortelius e De Jode’s, por exemplo, são baseados em Gastaldi. Outros cartógrafos a utilizarem seu trabalho também foram Camocio, Bertelli, Forlani e Luchini, dentre outros.

Alguns dos trabalhos mais conhecidos e vistos de Gastaldi incluem seu mapa-mundi que foi inicialmente publicado em 1546 e intitulado “Nova Totius Orbis Descriptio”, os mapas xilogravados para o “Navigationi et Viaggi” de Ramusio, assim como muitos outros mapas cobrindo uma variedade de áreas geográficas.

Se por um lado suas realizações são óbvias, por outro é bastante difícil quantificá-las. Uma grande quantidade de mapas que foram publicadas neste período e creditadas a Gastaldi, são de difícil compreensão de qual foi o papel desempenhado por ele nessa criação. Como uma prática comum, ele não se creditava como editor do mapa, embora seu nome pudesse ser encontrado no título, dedicatória ou texto ao leitor. Frequentemente, onde não há informação impressa, se assumia que Gastaldi era o editor. Uma dica posterior é que muitos dos mapas atribuídos a Gastaldi como editor parecem ter sido gravados por Fabius Licinius. Em outros casos, onde a publicação é creditada a outro editor, não se sabe bem ao certo se Gastaldi foi comissionado pelo editor a compilar o mapa, se algum editor menos reconhecido meramente copiou seu trabalho e atribuição, ou simplesmente se o nome de Gastaldi foi adicionado no título para dar autoridade ao mapa. Seu nome claramente comandou o mesmo tipo de respeito que o nome de Sanson tinha nos últimos anos do século XVII e Guillaume Delisle tinha na primeira metade do dezoito.

O primeiro mapa publicado por Gastaldi foi um da Espanha, gravado em quatro folhas e editado em 1544. No ano seguinte ele publicou um mapa da Sicília, que foi um dos mais copiados de todos seus mapas. No curso de uma carreira prolífica, Gastaldi produziu subsequentemente um grande número de mapas da Itália e do Piemonte, também bastante influente em sua época. Entretando, dentre os mais importantes dos seus mapas estão aqueles de áreas fora da Itália. O principal desses foi um mapa-mundi publicado em 1546, um mapa de quatro folhas dos países do sudeste europeu, publicado em 1559, e sua série de três mapas do Oriente Médio, sul e sudeste asiático com o extremo oriente, lançado entre 1559 e 1561. Em 1562, Gastaldi lançou um mapa de duas folhas do Reino da Polônia, e em 1564, um mapa magnífico de oito folhas da África.

Somando-se a esta produção prolífica, Gastaldi também preparou mapas para a edição veneziana, de 1548, da 'Geografia' de Ptolomeu e um mapa da Alemanha, mencionado acima.

Gastaldi teve uma relação muito próxima com Giovanni Battista Ramusio, e parece bem provável que acabou compilando os mapas usados na edição anterior de Delle Navigationi Et Viaggi (1550-1556), incluindo mapas da Africa, do Oriente Médio, Sul e Sudeste asiático, extremo oriente, Américas, Nova Inglaterra, Nova França, África Ocidental e Sumatra. Enquanto Karrow também atribua o mapa da ilha Hispaniola a Gastaldi, este mapa foi impresso em um bloco preparado para uma edição da Historia De L'Indie Occidentale (Venice, 1534), de Peter the Martyr, que se acreditava ter sido editado por Ramusio.
Profissão:
Astrônomo
cartógrafo (1544-1566)
engenheiro
Mapas de autoria: